quarta-feira, 5 de março de 2008

McCain obtém vaga; Hillary respira

Ex-prisioneiro de guerra, condecorado por bravura no combate do Vietnã, o senador republicano pelo Arizona, John McCain, de 71 anos, venceu as quatro prévias de ontem - em Ohio, Texas, Rhode Island e Vermont - e converteu-se oficialmente no candidato de seu partido para as eleições presidenciais americanas de novembro. Com o triunfo, o senador conquistou mais de 150 delegados, ultrapassando o número mágico de 1.191 representantes necessários para assegurar a indicação do partido. Ainda antes da divulgação oficial do resultado, o principal rival de McCain, o ex-governador de Arkansas Mike Huckabee, anunciou que se retirava da disputa e prometeu apoiar o senador na eleição de novembro.


"A campanha mais importante começa agora", disse McCain em seu discurso de vitória. "O próximo presidente dos EUA deve se comprometer em trazer de volta nossos soldados que estão no Iraque sem pôr em risco a segurança daquele país", acrescentou, indicando qual será sua proposta para o tema, que divide os americanos. Espera-se para hoje uma declaração do presidente George W. Bush, também republicano, de apoio à candidatura McCain.

Já na disputa democrata, muito mais acirrada, a senadora e ex-primeira-dama Hillary Clinton mantinha suas chances de obter a nomeação do partido ao vencer seu rival, o também senador Barack Obama, em Rhode Island e sustentar uma folgada liderança em Ohio. Obama venceu a prévia em Vermont e, no começo da madrugada de hoje, encaminhava-se para triunfar também no Texas, mas por uma diferença mais apertada do que apontavam as pesquisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião, comente, ensine, colabore, ajude a crescer, assim trocamos experiências.