sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

TEXTO 2 - Inteligência Financeira



Os imediatistas vêem o tempo como adversário, desanimam quando algo demora a dar resultado e se esquecem que coisas grandes precisam de tempo para serem construídas.

Keith Cameron escreveu em um de seus maravilhosos livros que, quanto mais ampliada for a visão e o planejamento das metas, mais bem sucedida será a pessoa. E deu quatro parâmetros como exemplos:

Quanto mais visão de curto prazo, mais escassez financeira:

1. O miserável = seus planos são de 1 dia à frente, ele se preocupa em sobreviver, ele tem que comer mais 1 dia.

2. O pobre = seus planos são mais ampliados, ele pensa 30 dias à frente, tudo na vida dele gira em torno de 1 mês, seu salário, suas contas, cartão de crédito, água, luz, C&A, carnês, mercado, etc. O pobre se acostuma a planejar sua vida 30 dias à frente e isso é o cúmulo do imediatismo, pra você conquistar coisas grandes precisa planejar mais a médio e longo prazos.

3. O rico = seus planos giram em torno de 1 ano, ele se preocupa com sua renda anual, com o IPTU dos seus imóveis, com o IPVA dos seus carrões, com o imposto de renda, ou seja, questões anuais e se acostuma a planejar com prazos que possibilitam a realização de coisas realmente importantes.

4. O milionário = pensa 10 anos à frente, ele compra um terreno distante da cidade, na periferia, paga muito barato e planta 1.000 mudas de mogno, anos depois o terreno está no meio da área urbana, vale milhões e o mogno, nem se fala.

Um amigo meu planejou atingir o Diamante na UP em apenas 1 ano, conseguiu em 10 meses, planejou o duplo diamante para 2 anos e já está no meio do caminho, não tem patrão, acorda a hora que quer, esses dias fomos pescar numa segunda feira e voltamos na quarta à noite, mal exemplo? não, planejamos isso também!

Hoje comecei a tomar as providências para uma reunião de líderes que acontecerá no final de maio, o tempo é meu aliado.

O presente mais sensacional que Deus nos deu é o nosso tempo, é tudo o que temos na vida, concorda? quando nosso tempo acaba, acaba tudo, rs.

Quanto mais jovens somos, mais desperdiçamos nosso tempo e esse desperdício será proporcional ao nosso arrependimento.

Quando descobrimos onde queremos chegar fica fácil pensar no caminho que teremos que percorrer, enquanto não sabemos onde vamos, nosso tempo está sendo jogado no lixo. O que fazer?

Pegue um papel e uma caneta assim que você tiver 1 hora de paz absoluta, não faça no computador.

Escreva 10 metas que pretende atingir, financeiras, físicas, sociais, familiares, sonhos de consumo, afetivas, escolares, etc.

Por mais difícil que seja, elabore um plano (no papel) para alcançar cada meta, faça uma lista de tarefas para o dia seguinte para que os planos comecem a caminhar e estabeleça as prioridades, de mais importância ao que é realmente importante e não perca tempo, comece imediatamente. Todos os dias, antes de dormir, faça a lista de tarefas do dia seguinte, se todo dia você der um pequeno passo na direção das suas metas, em alguns meses elas estarão sendo comemoradas numa grande festa, do contrário, continuarão sendo um sonho distante.

Imagine que você precisa arrumar um enorme guarda roupas, todo bagunçado, com coisas entulhadas por anos, você está adiando há muito tempo essa arrumação, sempre existe um motivo para adiar, mas num determinado dia, você resolve arrumar uma das gavetas, tira tudo de dentro, limpa a gaveta, tira até a poeira e guarda somente o que é importante, imediatamente você olha para a gaveta ao lado e faz a mesma coisa, por maior que seja a caminhada, precisamos dar o primeiro passo o quanto antes.

O próximo passo vem no Texto 3. Por favor, COMPARTILHEM! Esquecer da lei do retorno é insano!

um abração, Cesar Pimenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião, comente, ensine, colabore, ajude a crescer, assim trocamos experiências.