Lendo o livro "O Que Atraiu Warren Buffett" do então empresário e empreendedor Barnett C. Helzberg, donos de uma das mais brilhantes lojas de diamante nos EUA, nesse livro ele descreve como vendeu a empresa á Warren Buffett em 30 segundo, e o que o motivou a isso, o livro é ótimo estou quase terminando e é um ótimo manual de gestão, porém na pág. 40 têm uns dizeres interessante que me fez pensar na empresa que trabalho, pois não é um exemplo de empresa honesta, já que o barco esta furado, não parece ético dizer, mas quem administra não tem muita noção do que é isso, não tenho formação de administrador, mas mesmo para um leigo, é perceptível a má gestão da empresa, estamos endividado, os fornecedores estão sumindo, os bancos não querem emprestar, é lamentável e triste, pois é uma empresa de porte pequeno, mas que se bem gerida, era pra decolar.
Segue os dizeres do livro:"Para alcançar o sucesso em um ambiente cada vez mais complexo, como é o mundo dos negócios, os empreendedores precisam de talento de todos os que trabalham na organização. Acredite na capacidade dos funcionários e deixe que cresçam e melhorem o desempenho. Quando você ajuda o outro a se sair bem, o seu sucesso é muito maior do que seria, se insistisse em fazer tudo a seu modo. Naquelas inevitáveis ocasiões em que se decepcionar com alguém, respire fundo. Acredite: muitos outros vão deixar você feliz, ao superar as suas expectativas.
O reconhecimento é uma necessidade básica de todo ser humano. ser reconhecido significa mais do que ser compreendido, que também é importante. Estou me referindo a ser valorizado pelo que o indivíduo é, pelas idéias que defende e pelas atitudes que adota para fazer as coisas melhorarem.
Quando você acha que os empregados pretendem enganá-lo, passa a vigiar todos os movimentos deles. Adote esse comportamento negativo por algum tempo e haverá grandes possibilidades de sofrer de paralisia ou de um caso galopante de paranóia, provocando um corte opressivo e doloroso no progresso da organização."
São palavras inspiradoras, e me entristece quando penso no meu serviço, pois injustiça é o que não falta, os funcionários estão desmotivados, não são ouvidos, a carga de trabalha é acumulativa, e quando querem conversar sobre o que está acontecendo é feito pouco caso. Por ser uma empresa pequena da área da saúde não era para passar pelo que está passando já que hoje é voltado o atendimento para hotelaria, as pessoas querem conforto e encontram isso lá, mas não tem um empenho para melhorar o ambiente de trabalho, os funcionários são perseguido.
Bem o que eu aprendo com tudo isso é que quando você trabalha com uma empresa honesta, todos ganham, os funcionários, os donos e os clientes que é o importante, não espero bom salário que claro é importante, mas uma valorização do meu trabalho desempenhado seja vista, um feedback, também ajuda a melhorar e não descartar um funcionário porque foi lerdo, esta tenso ou tem certa insegurança, um bom administrador tenta conhecer o seu funcionário, procura tirar o que ele tem de melhor. seria maravilhoso se todos os empregadores pensassem assim.
Quero ser um empreendedor de sucesso, justo, por isso leio, busco, tento aprender com os mais velhos e poderosos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe a sua opinião, comente, ensine, colabore, ajude a crescer, assim trocamos experiências.