segunda-feira, 14 de março de 2011

Conceito de Psicologia da Educação


Quando se fala, hoje, em 'Psicologia da Educação', vários termos são utilizados
indiscriminadamente como sinônimos, tais como: psicopedagogia, psicologia escolar,
psicologia da educação, psicologia da criança, etc. A lista poderia ser alongada. Esta imprecisão
na linguagem, e esta confusão entre disciplinas ou atividades não são exatamente passíveis de
sobreposição, pois cada qual têm suas definições e limitações.
A Psicologia da Educação tem por objeto de estudo todos os aspectos das situações da educação,
sob a ótica psicológica, assim como as relações existentes entre as situações educacionais e os
diferentes fatores que as determinam.
Seu domínio é constituído pela análise psicológica de todas as facetas da realidade educativa e não
apenas a aplicação da psicologia à educação.
Seu maior objetivo é constatar ou compreender e explicar o que se passa no seio da situação de
educação. Por isso, tanto psicólogos quanto pedagogos podem possuir tal especialização
profissional.
A Psicologia da Educação faz parte dos componentes específicos das ciências da Educação, tal
como a sociologia da educação ou a didática. Compõem um núcleo, cuja finalidade é estudar os
processos educativos.
Atualmente, rejeita-se a idéia de que a Psicologia da Educação seja resumida a um simples campo
de emprego da Psicologia; ela deve, ao contrário, atender simultaneamente aos processos
psicológicos e às características das situações educativas.
Ela estuda os processos educativos com tripla finalidade:
· · Contribuir à elaboração de uma teoria explicativa dos processos educativos - nível
teórico;
· Elaborar modelos e programas de intervenção - nível tecnológico;
· Dar lugar a uma práxis educativa coerente com as propostas teóricas formuladas  -
nível prático.

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