segunda-feira, 14 de março de 2011

O CONCEITO DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO


Histórico da Psicologia da Educação:
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O interesse pela educação, suas condições e seus problemas, foi sempre uma constante entre
filósofos, políticos, educadores e psicólogos.
Com o desenvolvimento da Psicologia como Ciência e como área de atuação profissional, no final
do século XIX, várias perspectivas se abriram, fato que também ocorreu à chamada Psicologia
Educacional.
Durante as  3 primeiras décadas do século XX a psicologia aplicada à  educação teve enorme
desenvolvimento. Nos EUA destacava-se a  necessidade de um novo profissional, capaz de
atuar como intermediário entre a psicologia e a educação.
Três áreas destacaram-se: as pesquisas experimentais da aprendizagem; o estudo e a medida das
diferenças individuais; psicologia da criança.
Até a década de 50, a Psicologia da educação aparece como a 'rainha' das ciências da educação.
Seu conceito: uma  área de aplicação da psicologia na educação. Psicologia Educacional era um
ramo especial da Psicologia, preocupado com a natureza, as condições, os resultados e a
avaliação e retenção da aprendizagem escolar. Ela deveria ser uma disciplina autônoma, com
sua própria teoria e metodologia.
Durante a década de 50, o panorama muda. Começa-se a duvidar da aplicabilidade educativa das
grandes teorias da aprendizagem, elaboradas durante a 1ª metade do século XX. Prenuncia-se
uma crise ...
Surgem outras disciplinas educativas tão importantes á educação quanto a psicologia, e esta precisa
ceder espaço.
Na década de 70, assume o seu caráter multidisciplinar, que conserva até hoje.
Não mais é considerada como a psicologia aplicada á Educação.
Atualmente, a Psicologia da Educação é considerada um ramo tanto da Psicologia como da
Educação, e caracteriza-se como uma  área de investigação dos problemas e fenômenos
educacionais, a partir de um entendimento psicológico.

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