quarta-feira, 18 de abril de 2007

Causa da hipertensão pode estar no cérebro, diz estudo

A causa da hipertensão, que afecta mais de 40% da população portuguesa, pode estar no cérebro e não no coração, segundo um estudo publicado no Reino Unido por cientistas da Universidade de Bristol.

Os investigadores isolaram uma proteína, JAM-1, localizada no cérebro e descobriram que esta parecia aprisionar glóbulos brancos, obstruindo a circulação sanguínea, o que pode causar inflamações e reduzir a entrada de oxigénio.

«Esta descoberta poderá dar-nos novas pistas sobre como tratar a doença», explicou um dos especialistas, Julian Paton, acrescentando que pacientes que não respondem a tratamentos convencionais para a hipertensão poderão ser tratados com medicamentos que reduzem a inflamação dos vasos e aumentam o fluxo sanguíneo no cérebro.

«O desafio futuro será entender as inflamações dentro dos vasos sanguíneos do cérebro para saber que remédios podem ser usados e como administrá-los», acrescentou Paton.

A hipertensão arterial é um dos principais factores de risco de cardiopatias e uma das principais causas de insuficiência renal, afectando mais de 600 milhões de pessoas em todo o mundo.

18-04-2007 9:26:47

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião, comente, ensine, colabore, ajude a crescer, assim trocamos experiências.