sábado, 28 de julho de 2012

A Coruja e a Águia

  Lembram da festa no céu? Aquela que só podia ir bicho que voa? Pois bem, foi nessa festa que ocorreu o encontro da coruja com a águia. Um sabiá que estava ali, escutou tudo e contou-me o que aconteceu.
  A águia começou:
  - E então Dona Coruja, o que anda fazendo?
  E a coruja respondeu:
  - Ah, como não sabe? Sou o símbolo da filosofia e do conhecimento. E o conhecimento é o que traz a prosperidade para o mundo. Fico para lá e para cá, mostrando a todos que o conhecimento progride e está vigoroso. E a senhora?
  - Ah, bem, sou o símbolo dos Estados Unidos. Os que gostam de mim me chamam de símbolo da democracia, os que não gostam dizem que represento a guerra e o imperialismo. Como vê, tenho menos sorte que a senhora, que representa uma coisa só; no meu caso, a imagem depende de opiniões.
  A coruja, percebendo que sua resposta havia sido um pouco pedante, diz:
  - Não ligue Dona Águia, o que importa é que nós duas somos classificadas do mesmo modo pelos humanos: somos "aves predadoras". Caçamos pequenos animais para viver.
  E eis então que ambas pularam da nuvem e desceram em vôo rasante para tentar abocanhar um tímido camundongo que saía da sua toca.
(revista filosofia, ciência & vida, por Paulo Ghiraldelli Jr).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião, comente, ensine, colabore, ajude a crescer, assim trocamos experiências.