segunda-feira, 30 de julho de 2012

Barcelona vê "novos carros" e ultimato para Ferrari melhorar

Fórmula 1 de 2009 foi um verdadeiro choque nas quatro primeiras provas da temporada. A recém-criada Brawn GP venceu três GPs e teve como maior perseguidora os carros da Red Bull e da Toyota. Já as duplas da McLaren, Ferrari, Renault e BMW, acostumadas a andar na frente nos últimos anos, tiveram de se contentar com o fato de entrar na zona de pontuação.
Nesta sexta-feira, às 5h (horário de Brasília), a primeira sessão de treinos para o GP da Espanha pode mostrar, porém, outra reviravolta na categoria. A primeira prova europeia é tida como o início da temporada pelos dirigentes das quatro poderosas equipes de 2008, mas que em 2009 somam 25 pontos juntas, menos que a Toyota (terceira colocada, com 26,5 pontos).

A Ferrari promete um pacote aerodinâmico revolucionário e fez testes em linha reta na última semana (limitados a oito neste ano), que animaram o piloto de testes Marc Gené, responsável pela atividade na Itália. De quebra, o time usará pela primeira vez o difusor duplo, tido como uma das armas para o sucesso da Brawn GP e da Toyota. O mesmo equipamento também será usado pela Renault, que fez alterações no modelo usado no Bahrein, e provavelmente pela McLaren. A BMW ainda não terá o difusor duplo, mas mudou praticamente tudo na configuração do carro.

As reformulações animam as equipes para sonhar com um novo tempo. "Ouvi do time que os primeiros sinais deste novo pacote aerodinâmico são positivos. Será muito interessante ver o comportamento do carro na sexta-feira", definiu o finlandês Kimi Räikkönen, responsável pelos únicos três pontos da Ferrari no ano. Aliás, a alta cúpula da equipe já determinou que se o modelo F60 não tiver bons resultados em Barcelona, o desenvolvimento do projeto deve ser abandonado e a Ferrari passará a pensar no carro de 2010.

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