quinta-feira, 26 de julho de 2012

Para Pensar Melhor

  Fórmulas organizam e otimizam o raciocínio, reduzindo o risco de que este se perca (algo possível até mesmo entre verdadeiros prodígios intelectuais)

  Pensar - atividade tão humana! Tanto assim que se tornou a expressão de uma característica peculiar do ser humano, algo que nos distingue dos demais e seres vivos deste planeta. E de tal forma nos orgulhamos desta diferença que até chegamos, infelizmente, a nos considerar superiores a eles. Afinal, pela atividade do pensamento, não apenas sabemos, mas sabemos que sabemos. É bem verdade que neste caso mais que o próprio pensar; talvez seja esta uma característica da consciência: um saber reflexivo que nos faz debruçar sobre nossos próprios pensamentos.
  Para respondermos a esta questão é preciso fazer a pergunta filosófica por excelência. Mas afinal, o que é o pensamento? E o que é a própria consciência? São perguntas difíceis de responder. Podemos dizer que as pessoas em geral pensam porque, diante de situações problemáticas, buscam soluções, refazem percursos conhecidos, ampliam sua habilidades. Rubem Alves, em um de seus livros - intitulado Filosofia da Ciência: introdução ao jogo e a suas regras - discute justamente até que ponto há diferenças entre o chamado senso comum e a ciência. E uma de suas teses é que as pessoas possuem conhecimentos e habilidades que lhes permitem lidar com as situações do cotidiano com bastante eficiência.
(revista filosofia ciência & vida, por Luís Paulo Neves).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião, comente, ensine, colabore, ajude a crescer, assim trocamos experiências.