quinta-feira, 26 de julho de 2012

Ensinar e Aprender


Por Sinesio Bacchietto

  A atividade de aprender se sobrepõe à atividade de ensinar. E, ensinar era - e ainda é - o que sabem fazer melhor, no sistema educacional, tanto os profissionais quanto as organizações de educação. É uma mudança sutil, ainda não plenamente entendida. Quem ensinava bem supunha que educava bem, mas, o educador hoje tem outro papel. Educar não se esgota mais nas atividades de ensinar coisas, de fazer lições. Educar tornou-se um processo complexo de combinar atividades capazes de motivar o aprendizado é essencialmente uma atividade de cada pessoa, seja criança, seja adolescente ou adulto.
  Alguns sistemas de ensino e algumas organizações educacionais, públicas ou privadas, ainda não se deram conta de que "ensinar coisas", transmitir informações, nem sempre provoca reflexões que educam, e esse é o problema pedagógico de uma sociedade que se transformou tão rapidamente como a nossa.
  Os profissionais do ensino, cobrados como agentes educacionais, ficam perdidos entre suas responsabilidades tradicionais e suas dificuldades atuais. Buscam equilibrar desempenhos para obter resultados sem a tranquilidade de poder refletir e se situar na complexidade desse mundo em transformação alucinante. Além disso, todos ganham muito mal.
(revista filosofia ciência & vida).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião, comente, ensine, colabore, ajude a crescer, assim trocamos experiências.